RSS

A origem da Trufa

17 out

TRUFAS

Pesquisa feita por Adriana Lafetá
Blog: http://adrianalafeta.blogspot.com

” Eu fiz algumas pesquisas no oráculo (=google) e descobri que um chef patissier da corte austríaca, no fim do século XIX, ao preparar a sobremesa de banquete que estava sendo oferecido a um príncípe russo cometeu um erro de receita que deu origem a essa delícia. O sucesso da iguaria foi tamanho entre os convidados que as trufas foram consideradas como um dos doces de chocolate mais finos da gastronomia.
Apesar de não passar aqui a receita da família a vocês, em qualquer “googada” que derem, vão descobrir que o bombom é feito basicamente de chocolate, creme de leite fresco, conhaque e cacau em pó.
O nome trufa deriva da semelhança do formato do bombom feito pelo patissier austríaco com o dos cogumelos, as trufas negras, também raros e vendidos a preço de ouro em razão da dificuldade de colheita. Ela é manual e, antigamente utilizava-se porcos para identificar esses fungos na terra. Hoje os cães farejadores fazem o trabalho, já que os porcos, muitas vezes, ao encontrar os cogumelos não resistiam à tentação.

Bom, mas voltando ao chocolate, outra característica interessante do bombom que demonstra a semelhança ao cogumelo é o pó que o envolve. O cacau utilizado em volta lembra a terra que fica nos fungos. Hoje, esse cacau também possui uma outra função muito importante, que é a de manter o chocolate por um prazo maior, já que a trufa, por ter quase uma película de chocolate meio amargo em volta do recheio, não permite que o bombom dure por muito tempo, especialmente em países como o nosso, tropicais, quentes e úmidos.
Atualmente, o modo artesanal e delicado de se produzir a ganache e glaçar as trufas à semelhança dos cogumelos foi substituído por forminhas e ganhou sabores! Ou seja, o pessoal que gosta de inventar moda dentro do mundo da gastronomia transformou a ganache de chocolate para fazer recheio de bombom. Vários deles, diga-se de passagem, muito saborosos.

Mas, então, o que se aprende com essa história é que o que se compra são bombons com recheios de ganaches variadas e não trufas! Essas continuam sendo o ouro negro da chocolataria, trabalhosas para fazer e de uma suavidade e personalidade ao paladar, que são difíceis de descrever. Mas eu vou tentar!

Ao degustar uma trufa a sensação, em camera lenta, para mim, seria mais ou menos a seguinte: o toque forte do pó de cacau é sobreposto pela fina camada de chocolate meio amargo que é quebrada para que possamos atingir a sutil e delicada ganache de chocolate que adocica e derrete dentro da boca.

A Tru’Fer já está recebendo encomendas para o Natal 2011
Contato: fernandalafeta@gmail.com
31-8606-1414

About these ads
 
3 Comentários

Publicado por em 17 de outubro de 2011 em Trufas

 

3 Respostas para “A origem da Trufa

  1. Adriana Lafetá

    17 de outubro de 2011 at 14:02

    Ninguém faz a trufa como a da Tru´Fer!
    É a melhor do mundo!

     
  2. trufer

    17 de outubro de 2011 at 16:02

    e essas desse fim de semana ficaram especialmente deliciosoas!

     
    • Adriana Lafetá

      17 de outubro de 2011 at 16:03

      Ficaram mesmo!

       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 77 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: